A didática é uma disciplina que estuda os métodos e técnicas de ensino, buscando formas eficazes de transmitir conhecimentos. Ela é comumente associada ao ambiente escolar, mas seu escopo não se limita a esse contexto. A educação não formal, que ocorre fora das instituições de ensino tradicionais, também pode ser influenciada pelos princípios didáticos. Afinal, qualquer processo de aprendizagem pode se beneficiar de estratégias que facilitam a assimilação do conhecimento por parte dos aprendizes.
A didática abrange a educação não formal? Sim, a didática pode ser aplicada à educação não formal. Embora a educação não formal não siga um currículo estruturado como na educação formal, a didática pode ser utilizada para tornar o processo de aprendizagem mais eficiente e significativo. Nesse contexto, a didática auxilia na organização das atividades educativas, na escolha de métodos que favoreçam a participação ativa dos aprendizes e na adaptação dos conteúdos às necessidades e interesses do público. As técnicas didáticas são fundamentais para orientar educadores que atuam em espaços como museus, ONGs, clubes e até mesmo em contextos familiares e comunitários, onde o aprendizado acontece de maneira menos formalizada, mas não menos importante.
Portanto, a didática é uma ferramenta valiosa tanto para a educação formal quanto para a não formal. Ela fornece as bases para que o ensino seja mais do que a mera transmissão de informações, transformando-o em um processo dinâmico de construção do conhecimento. Ao aplicar os princípios didáticos fora das salas de aula tradicionais, contribui-se para a promoção de uma educação integral, que alcança os indivíduos em diversos aspectos de suas vidas.