A empresa de gestão de dados Snappli realizou uma pesquisa onde o resultado indica que o uso da ferramenta de mapas da empresa da maçã, a Apple, chegou a cair de 35 para 4% entre os usuários de iOS. O alto número foi registrado no primeiro dia da liberação da ferramenta e foi comparado com o uso em poucos dias após isso. Cinco mil usuários nos Estados Unidos e no Reino Unido foram analisados pela pesquisa, de acordo com informações do site Electronista.
Antes da realização da troca do sistema de mapas no sistema operacional, trocando o do Google por um próprio da empresa da maçã, o Google Maps alcançava 25% de adesão entre os usuários.
Tim Cook, CEO da Apple, publicou na última sexta feira uma carta para seus clientes, onde pediu desculpas pelos erros na ferramenta própria da Apple do uso de mapas e sugeria que os clientes baixassem outros serviços, no caso de se sentirem insatisfeitos.
O comunicado declarava que enquanto a companhia estaria melhorando o serviço de mapas, os usuários podiam buscar por alternativas, baixando na App Store aplicativos como o Waze, MapQuest e o Bing, além de sugerir o uso do Nokia Maps ou do Google Maps.
Desde a chegada do sistema operacional 6 nas últimas semanas, os usuários têm emitido várias reclamações de erros e falhas na prestação de serviços, incluindo, por exemplo, falhas na localização e em nomes de locais, além da ausência de dados sobre o transporte público e também defeito na renderização dos mapas.
O CEO ainda afirma no comunicado que a emprese se esforçou para oferecer produtos de classe mundial, mas o lançamento dos mapas teria ficado abaixo do compromisso firmado com o público, deixando ainda claro que estão bastante desapontados com a frustração causada nos clientes. De acordo com ele, atualmente já existem mais de 100 milhões de aparelhos com iOS usando a nova ferramenta de mapas.