A iniciante empresa de segurança VirusTotal foi adquirida pelo Google neste final de semana. Isto significa que a empresa, maior motor de buscas em todo o mundo, escolheu uma inexperiente, porém bastante utilizada, representante do segmento de proteção e segurança. A ação é apenas mais um dos movimentos da companhia para reforçar a proteção em seus serviços prestados na internet.
A compra da VirusTotal agrega aos sites e arquivos enviados alertas sobre a maioria dos antivírus, incluindo os conhecidos Symantec Corp, McAfee e Intel Corp. Isso pode resultar em um fortalecimento da possibilidade de o Google conseguir eliminar do Gmail os conteúdos infectados, além também da rede social, o G+, e até mesmo de outras páginas, como no resultado das buscas.
A nova empresa de segurança adquirida pelo Google permite solicitações de checagem de vírus da seguinte forma: ela aplica todos os softwares de proteção disponíveis nas páginas em questão ou documentos, enviando depois para os fornecedores de segurança o resultado desta avaliação.
Já que os resultados incluem quais são os sites e documentos submetidos, está ai a valiosidade deste serviço, como uma excelente fonte de informação pela indústria de segurança, apontando alvos em potencial e novas ameaças. Ainda no final de semana, a própria VirusTotal declarou que pretende continuar realizando os serviços de maneira independente.
Em uma nota divulgada no blog da empresa, a VirusTotal declarou que continuará mantendo as parcerias que tem com outras empresas especialistas em segurança e de antivírus. Além disso, afirmava que a empresa tem trabalhado duro para conseguir garantir qualidade nos serviços prestados, mas que as limitações de recursos muitas vezes era um desafio para o trabalho.
A cada ano o Google investe sua reserva de caixa e títulos em dezenas de aquisições, como aconteceu com a Motorola Mobility, por 12,5 bilhões de dólares. O investimento na compra da VirusTotal não foi revelado, mas o Google declarou que investir em segurança é uma das prioridades do serviço ao usuário.