Uma conhecida rede ibero americana de educação preparou este mês uma lista indicando dez temas que podem ser cobrados na redação do Exame Nacional do Ensino Médio 2012. O levantamento foi feito por um cursinho universitário da capital paulista, para auxiliar os candidatos na preparação para a prova.
A parte de avaliação textual é muito importante no somatório final de notas. Os pontos conferidos à redação podem ser a diferença na nota final, entre uma classificação ou eliminação em diversas instituições de ensino superior do Brasil, que usam a nota do exame como critério de seleção.
Os temas propostos pela banca de desenvolvimento da prova têm relação com o universo jovem, com temas que os candidatos sentiriam mais empolgação e conhecimento para produzir. Isso porque o Enem não tem um histórico de exigir uma abordagem profunda sobre os temas, sem a necessidade de grandes reflexões.
Dicas
De acordo com o diretor da rede, Ricardo Fasti, para garantir que o resultado na redação seja satisfatório, a dica é que os candidatos fiquem atentos às questões da atualidade, que vem sendo discutidas em âmbito nacional e internacional. “Ter noção sobre o tema é importante para que o candidato saiba se posicionar e ajuda na argumentação. Por isso pensamos em preparar um material que, não garante que esteja entre os temas, mas já é um bom guia de leitura no que se refere aos principais temas a serem pesquisados pelos alunos”.
Os temas identificados como possíveis cobranças são os seguintes: 1- As Questões Ambientais 2- Bullying 3- Violência nas Escolas 4- A Violência no Trânsito 5- Participação Política 6- Álcool X Trânsito 7- Desarmamento 8- Desigualdade Social 9- Esporte como fator de inclusão social 10- Comportamento jovem nas mídias sociais