Na tarde desta quarta-feira (24), muitos usuários de internet e telefonia móvel ficaram sem os serviços nas regiões localizadas no sul do país. Quando o sistema voltou a funcionar, os usuários reclamaram nas redes sociais pelo tempo que ficaram sem os serviços. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou que aqueles que foram prejudicados pelo corte dos serviços e não puderam acessar a internet ou usar a telefonia móvel pré-paga (voz e SMS) serão ressarcidos.
O ressarcimento será feito pelo tempo no qual os usuários deixaram de utilizar os serviços. Ainda segundo a publicação do site, a Anatel afirmou que principal problema para que o sistema fosse rompido foi o rompimento de fibras que estavam localizadas no quilômetro 66 da BR-116, no estado do Paraná.
Localização
As fibras rompidas estão localizadas entre Quatro Barras e Campina Grande do Sul. Isto fez com que os usuários de várias empresas deixassem de receber os serviços. Entre as empresas estão Claro, Net, Tim, Global Crossing/Level 3, Embratel, GVT, Eletronet, Oi e Vivo.
A Anatel afirmou que “abriu procedimentos administrativos em face das prestadoras, com vista à apuração dos fatos e das responsabilidades de cada agente, com vistas à aplicação das sanções cabíveis”. Os usuários destas prestadoras da região sul ficaram sem os serviços a partir das 13h de ontem, sendo que tudo voltou ao normal às 16h30.