Ao que tudo indica, os brasileiros estão preferindo fazer suas compras de calçados e roupas através da internet e no conforto de casa do que se deslocarem até as lojas. Isso é o que mostra a pesquisa WebShoppers, feita pela consultoria e-Bit. A pesquisa afirma que o comércio deste dito de produto saiu da 26º posição em 2007 para o quarto lugar nos ramos de moda do varejo eletrônico do país.
Os consultores acreditam que futuramente este segmento tem grandes chances de ser o “top” nas vendas pela internet. Em 2011, o ramo de moda e acessórios passou a venda on-line de livros a representou 7% do total de vendas eletrônicas no Brasil, que obteve R$ 18,7 bilhões. Natan Sztamfaterm consultor da CookieWeb, afirma que a grande responsável pela web conseguir a credibilidade dos consumidores foi a padronização.
Padronização
Grandes lojas possuem um sistema em seus sites que permitem aos consumidores medirem o tamanho de seus manequins e receberem as sugestões para seu corpo. Os calçados, por sua vez, têm tamanhos mundiais, o que facilita o comércio. Grandes marcas já têm os tamanhos conhecidos do público, o que ajuda na hora de acertar a compra.
É importante também que o site forneça em sua vitrine aquilo que o consumidor está procurando. Um site de compras específico de produtos de times de futebol precisa conhecer o comportamento dos consumidores. Um torcedor de determinado time não irá comprar peças da equipe rival, por isso precisa ser direcionado para a página que procura. As formas de pagamento também atraem os clientes, pois estão cada vez mais seguras e com mais vantagens.