Os consumidores descobriram o poder e força que podem ter em mãos através da internet. As constantes reclamações relacionadas a serviços, entregas e atendimento de determinada empresa podem ser fácil e rapidamente reparadas com uma simples mensagem em uma rede social. E as empresas também perceberam o quanto a internet pode ser aliada não apenas dos consumidores, como também dela mesma.
Várias empresas estão disponibilizando funcionários que são destinados a monitorar as redes sociais para saberem o que os consumidores estão dizendo sobre ela e abastecer os canais midiáticos com temas referentes à sua marca. Quando um consumidor reclama, o problema é resolvido da maneira mais rápida possível, o que, na maioria das vezes, não acontece quando o cliente reclama por outros meios, como o telefone.
Internet exige rapidez
De acordo com a gerente de marketing digital do grupo Pão de Açúcar, Andréa Dietrich, em uma entrevista ao Jornal da Globo, as redes sociais fazem com que as empresas se adaptem a sua agilidade e a um “novo tempo de resposta”. A internet, segundo Andréa, exige mais rapidez do que os outros meios e, com isso, faz com que os canais de resposta também de tornem mais rápidos em sua relação com os consumidores.
As empresas ainda estão aprendendo a atender esta nova necessidade de seus clientes que expressam suas reclamações e contentamentos através da web. Segundo o líder de engajamento para o consumidor da Pepsico, Edmar Bulla, também em entrevista para o Jornal da Globo, é arriscado para as empresas estarem conectadas às mídias sociais, no entanto, é muito mais arriscado não fazer parte delas.