O Facebook, rede social desenvolvida por Mark Zuckerberg, se tornou a mais acessada pelos brasileiros, de acordo com a empresa de consultoria comScore. Segundo os dados da comScore com relação ao uso das redes sociais no Brasil, o Facebook cresceu 192% em 2011, alcançando 36 milhões de usuários. Enquanto isso, o principal concorrente do Facebook, o Orkut, desenvolvido pelo Google, cresceu apenas 5% no mesmo período. Essa porcentagem representa 34 milhões de usuários.
O Orkut foi líder da preferência dos brasileiros até 2008, quando passou a administração da rede social para o escritório brasileiro. O site foi criado em 2004 e se tornou fenômeno no Brasil, onde residem mais de 60% dos usuários da rede social do Google. Diversas transformações na maneira como a rede social operava fez com que os seus usuários rejeitassem o site e começassem a ficar ausentes do mundo virtual. Com o surgimento do Facebook no Brasil, a imigração começou a acontecer.
Ao mesmo tempo em que o Facebook acaba de se tornar líder no Brasil, a rede social já dominava a preferência dos internautas em diversos outros países, como China, Japão, Polônia, Rússia, entre outros. Essa transferência dos usuários do Orkut para o Facebook também foi motivo de reclamação entre os brasileiros.
Por perceber que o Facebook se tornou uma concorrência real, o Google desenvolveu uma nova ferramenta social, o Google+. Apesar da expectativa em torno da ferramenta antes de ser lançada, o Google+ ainda não caiu no gosto dos internautas e não representa ameaça ao Facebook.