Na região serrana do Rio de Janeiro, em Nova Friburgo, pelo menos 150 pessoas estão desalojadas por conta das chuvas que atingem a região há mais de 24 horas. De acordo com o coronel João Paulo Mori, coordenador da Defesa Civil-RJ, esse número é o de moradores que foram atendidos nos 90 pontos de apoio montados pela prefeitura. Ele acredita que o número de atingidos pode ser ainda maior.
Segundo o coronel, a Defesa Civil permanece em estado de alerta. “A chuva aqui é constante e, em alguns pontos, tivemos acumulado um volume superior a 100 milímetros. Isso é preocupante porque hoje Nova Friburgo é um município muito vulnerável. A Defesa Civil está totalmente de prontidão”, anunciou coronel Mori.
De acordo com ele, também foram acionadas sirenes de alerta para risco de inundações e desabamentos em 14 das 20 comunidades que contam com esse serviço. O bairro de Córrego Dantas é que mais preocupa. “A situação ali merece maior atenção porque, além do problema das encostas, tem também o risco das enchentes”.
Aproximadamente 24 técnicos, dois caminhões e seis automóveis com tração nas quatro rodas foram deslocados para trabalhar na região. Há um ano, quase mil pessoas morreram vítimas das enxurradas que atingiram a mesma localidade fluminense.