As novas mudanças que vêm sendo anunciadas pelo Facebook fazem com quem todas as atenções se voltem ao jovem empresário de 27 anos, Mark Zuckerberg, que é o principal responsável pelo sucesso da rede social. Contudo, Zuckerberg espera ainda mais da sua ferramenta, pois acredita que a navegação dos internautas pode ser completa no Facebook. O executivo tem a missão de fazer com que os usuários precisem digitar apenas o endereço do seu site para concluírem a navegação.
Sobre as mudanças já instauradas, e outras que ainda estão por vir, o professor da Universidade de Pittsburgh especializado no mercado de tecnologia, Brian Butler, afirmou “é difícil dizer se alguma das mudanças tornará o Facebook mais forte ou mais fraco nesse segmento tão disputado, mas esse conjunto de novidades ilustra bem a principal vantagem competitiva da rede social: a habilidade e a coragem de fazer experimentos em larga escala”.
Entre as principais alterações está a timeline, que, inclusive, já pode ser vista em alguns perfis do Facebook. A intenção é fazer com que a página pessoal de cada usuário sirva como uma breve biografia, pois os internautas podem atualizar o perfil desde a data de nascimento. Com isso, ficam armazenadas em cada perfil as informações sobre o passado do usuário.
Outra mudança é com relação ao botão “curtir”, que é usado para demonstrar que gostou de alguma publicação na rede social. Porém, agora outros verbos também vão poder ser usados, como ‘ler’, ‘ouvir’ e ‘assistir’. As mudanças tendem a refletir também nas outras redes sociais, como Twitter e Google+.