As redes sociais têm sido usadas das maneiras mais diversas para divulgar determinado produto que pode acabar sendo lucrativo. O time da primeira divisão do México, Jaguares de Chiapas, lançou novas camisetas com os nomes dos perfis no Twitter dos jogadores no lugar onde deveria estar somente o nome de cada atleta. Além da iniciativa do próprio clube, o patrocinador também resolveu usar o espaço nas camisetas para divulgar o perfil do Twitter da empresa.
De acordo com o site esportivo “As.com”, a iniciativa dos jogadores surgiu depois de verem o apoio que receberam dos seus fãs na mesma rede social durante a partida contra o time adversário Pumas. Ao perceberem a capacidade de demonstrar apoio na internet, os jogadores resolveram retribuir e criaram contas próprias no Twitter para demonstrar tal gratidão. Com as contas devidamente cadastradas, os jogadores decidiram divulgar os endereços nas próprias camisetas e trocaram a identificação de cada atleta.
A mesma medida foi tomada pelo time espanhol Valência, no mês de setembro. Porém, ao contrário do contexto do time mexicano, os espanhóis aproveitaram o espaço que tinham na frente da camiseta, pois o time estava sem patrocinadores. Na ocasião em que a camiseta foi modificada, a partida foi contra o time Barcelona.
O Twitter é uma rede social de microblog que permite mensagens somente até 140 caracteres, o que dá a característica de textos curtos e conteúdos rápidos. Quando bem usado, o Twitter pode ser uma efetiva ferramenta de divulgação, pois seus usuários espalham as mensagens com grande velocidade.