O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma medida composta usada para avaliar o progresso de um país em três dimensões fundamentais do desenvolvimento humano: saúde, educação e renda. Desenvolvido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o IDH tem como objetivo fornecer uma visão mais ampla do bem-estar humano do que as métricas econômicas tradicionais, como o Produto Interno Bruto (PIB).
Como o IDH avalia parâmetros relacionados à saúde, educação e renda? A avaliação do IDH é feita através de três componentes principais: a expectativa de vida ao nascer, que mede a dimensão da saúde; os anos esperados de escolaridade e os anos médios de escolaridade, que avaliam a dimensão da educação; e a renda nacional bruta (RNB) per capita, que mede a dimensão da renda. Cada um desses componentes é transformado em um índice entre 0 e 1, e a média geométrica desses três índices resulta no IDH.
Saúde
A dimensão da saúde no IDH é avaliada pela expectativa de vida ao nascer. Este indicador reflete a média de anos que uma pessoa pode esperar viver desde o nascimento, assumindo que as taxas de mortalidade se mantêm constantes ao longo da sua vida. A expectativa de vida é um indicador importante, pois está diretamente relacionada à qualidade dos serviços de saúde, condições de vida e outros fatores sociais e econômicos.
Por exemplo, países com sistemas de saúde eficientes, acesso a água potável, saneamento básico e uma dieta nutritiva tendem a ter uma expectativa de vida mais alta. Em contraste, países onde esses fatores são deficientes geralmente apresentam uma expectativa de vida mais baixa.
Educação
A dimensão da educação no IDH é avaliada através de dois subcomponentes: os anos esperados de escolaridade e os anos médios de escolaridade. Os anos esperados de escolaridade representam o número de anos que uma criança em idade de entrada na escola pode esperar receber de educação ao longo da sua vida, assumindo que as taxas de matrícula em todos os níveis de educação se mantêm constantes. Já os anos médios de escolaridade representam o número médio de anos de educação recebidos por pessoas com 25 anos ou mais.
Esses indicadores são importantes porque a educação é uma ferramenta crucial para o desenvolvimento humano, proporcionando às pessoas as habilidades e conhecimentos necessários para participar plenamente na sociedade e na economia. Países com altos níveis de anos esperados e médios de escolaridade tendem a ter uma força de trabalho mais qualificada e produtiva.
A renda nacional bruta (RNB) per capita é o terceiro componente do IDH e mede a dimensão da renda. A RNB per capita é calculada dividindo-se a renda nacional bruta de um país pelo seu número de habitantes. Este indicador reflete o nível de vida médio da população de um país e é ajustado para a paridade do poder de compra (PPC), o que permite comparações mais precisas entre diferentes países.
Um nível mais alto de RNB per capita geralmente indica um maior acesso a bens e serviços, melhor qualidade de vida e maior capacidade de investimento em saúde e educação. No entanto, é importante notar que a RNB per capita não reflete a distribuição de renda dentro de um país, o que significa que altos níveis de desigualdade podem não ser capturados por este indicador.
O IDH é uma ferramenta valiosa para entender o desenvolvimento humano em diferentes países. Ao combinar indicadores de saúde, educação e renda, o IDH oferece uma visão mais holística do progresso de uma nação do que as métricas econômicas tradicionais. Embora não seja perfeito e tenha suas limitações, o IDH continua sendo amplamente utilizado por governos, organizações internacionais e pesquisadores para avaliar e comparar o desenvolvimento humano ao redor do mundo.