O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran/PR) já está se preparando para o costumeiro aumento da demanda no período de final de ano, principalmente nos serviços voltados a retirada da primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Já acontece o remanejamento de funcionários com a intenção de garantir o melhor atendimento no pontos mais críticos, como Londrina.
Abdo Tarbine, coordenador da assessoria de Assuntos Operacionais do departamento, o fluxo de atendimento nesse período é quase 30% maior que o registrado nos meses anteriores. Entre os principais fatores que motivam a população a buscar os serviços, estão o período de férias e o recebimento do 13º salário.
“A intenção é reduzir o tempo de espera por atendimento. Muitas vezes a pessoa mão passa no exame prático ou teórico e com o aumento na capacidade de atendimento, o candidato não tem apenas um dia ‘D’ para resolver suas questões. Vai poder agendar ao longo da semana, contar com mais qualidade e agilidade”, explicou Tarbine.
Uma outra medida que tem agilizado os serviços do Detran é o sistema Detran Fácil. “As pessoas podem solicitar vários serviços através da internet. Fica mais fácil porque elas podem fazer isso de casa, do trabalho”, afirma. Com esse sistema, é possível solicitar segunda via do Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo, emissão definitiva e segunda via da CNH e a segunda via da Permissão Internacional para dirigir.