A educação infantil é uma etapa crucial no desenvolvimento de uma criança. Ao longo da história, as concepções sobre como educar os pequenos foram evoluindo, refletindo as mudanças sociais, culturais e econômicas de cada época. Inicialmente, a educação das crianças pequenas estava vinculada ao ambiente familiar e doméstico, mas com o passar dos séculos, a necessidade de instituições especializadas se tornou evidente. A compreensão da importância dos primeiros anos de vida para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional das crianças tem sido um dos principais motores para a evolução das práticas educativas dirigidas a esta faixa etária.
A criança e a educação infantil: história e concepções? Historicamente, a educação infantil começou a ganhar destaque com os trabalhos de pioneiros como Friedrich Froebel, que fundou o primeiro jardim de infância no século XIX. Froebel defendia a ideia de que a aprendizagem deveria ser uma extensão do lar, um lugar onde as crianças pudessem explorar o mundo através do jogo. No século XX, com as teorias de desenvolvimento infantil de Jean Piaget e Lev Vygotsky, a educação infantil passou a ser vista como um campo de estudo fundamental para entender como as crianças aprendem e se desenvolvem. A Convenção sobre os Direitos da Criança, adotada pela ONU em 1989, reconheceu a educação como um direito fundamental de todas as crianças, reforçando a importância da educação infantil de qualidade. Atualmente, as concepções de educação infantil são diversas, mas tendem a concordar que esta deve ser centrada na criança, respeitando suas necessidades individuais, ritmos e interesses.
Assim, ao longo dos anos, a educação infantil tem sido redefinida e valorizada, passando de uma visão assistencialista para uma perspectiva de formação integral da criança. Este processo reflete a crescente consciência da sociedade sobre a relevância dos primeiros anos de vida no desenvolvimento humano e na construção de uma base sólida para o aprendizado futuro.