Émile Durkheim, um dos pilares da sociologia moderna, dedicou uma parte significativa de suas reflexões ao papel da educação na sociedade. Para Durkheim, a educação é um fenômeno social essencial que desempenha uma função fundamental na transmissão de valores, normas e conhecimentos de uma geração para a outra. Ele via a educação como uma forma de perpetuar e reforçar a coesão social, ao mesmo tempo em que prepara os indivíduos para desempenharem seus papéis dentro da comunidade.
O que Durkheim fala sobre a educação de uma criança? Segundo Durkheim, a educação de uma criança deve ser orientada para integrá-la à sociedade em que vive. Isso significa ensinar a criança a entender e aceitar as regras e normas sociais, desenvolver um senso de pertencimento e contribuir para a manutenção da ordem social. Durkheim argumenta que a educação é um meio pelo qual a sociedade inculca nos jovens uma consciência coletiva, um conjunto compartilhado de crenças e valores que mantêm a coesão do grupo. Além disso, ele destaca a importância da instituição escolar como um microcosmo da sociedade, onde as crianças aprendem a cooperar com os outros, respeitar a autoridade e internalizar a disciplina necessária para a vida em sociedade.
Portanto, para Durkheim, a educação vai além da simples aquisição de conhecimento técnico ou acadêmico; ela é um processo contínuo de socialização que equipa a criança com as ferramentas necessárias para se tornar um membro funcional e contribuinte da sociedade. Através da educação, segundo Durkheim, a criança aprende a navegar pelas complexidades da vida social, adquirindo as competências e a moralidade que a sociedade valoriza e espera de seus cidadãos.