A psicologia da educação comportamentalista é uma abordagem que tem como foco o comportamento observável e as condições externas que podem influenciá-lo. Segundo essa perspectiva, a aprendizagem é vista como um processo de mudança de comportamento, que ocorre através da interação do indivíduo com o meio. A ênfase é dada aos estímulos ambientais e às respostas que eles evocam, sendo que o reforço positivo é considerado um elemento chave para a promoção de comportamentos desejáveis.
Como a psicologia da educação comportamentalista considera a aprendizagem? A resposta para essa pergunta é que, dentro desse campo, a aprendizagem é entendida como o resultado de um processo de condicionamento. O condicionamento pode ser do tipo clássico, onde um estímulo neutro passa a evocar uma resposta após ser associado repetidamente a um estímulo que naturalmente evoca essa resposta, ou operante, que envolve o reforço de comportamentos através de recompensas ou punições. A psicologia comportamentalista postula que o comportamento humano é moldado por um contínuo processo de adaptação às demandas do ambiente, e que os educadores podem e devem utilizar-se de reforços e punições para guiar a aprendizagem. A aquisição de novos comportamentos, habilidades e conhecimentos é, portanto, fruto da aplicação sistemática de princípios comportamentais, como a repetição e o reforço.
Essa abordagem tem sido aplicada em diversos contextos educacionais, visando a melhoria do desempenho dos estudantes e a modificação de comportamentos inadequados. A psicologia da educação comportamentalista fornece ferramentas práticas que auxiliam professores a estruturar ambientes de aprendizagem mais eficazes, sempre com base na observação e análise do comportamento.