O Google lançou no Brasil na última quarta-feira (19) o serviço batizado de Google Shopping, que permite ao internauta pesquisar e comparar preços de produtos vendidos na internet. Considerando os clientes da empresa em âmbito global, o Google conta com 200 mil estabelecimentos de comércio eletrônico. Com o arranjo dos cadastros de todas as empresas, o catálogo do Google Shopping engloba no seu serviço a quantidade de 1 bilhão de itens.
Apesar de estar disponível no Brasil, a ferramenta ainda está em fase de testes. Uma loja brasileira que pode ser encontrada no catálogo do Google Shopping é a Nova Pontocom, resultado de uma associação entre Grupo Pão de Açúcar e Casas Bahia. De acordo com informações divulgadas a respeito do funcionamento da ferramenta, conforme o internauta fizer a busca de um produto devem surgir resultados que mostrem onde ele poderá comprá-lo. A diferença em comparação a outros sites de comparação já existentes é que o Google vai mostrar os resultados na mesma tela, ao invés de abrir novas abas.
O Google defende que os varejistas vão ter a vantagem de ganhar visibilidade com a ferramenta e o cadastro para participar da amostragem do catálogo é gratuito. Além da variação de preços existentes na internet, os resultados do Google Shopping vão mostrar fotos, opinião dos usuários, resenhas, e informações que podem influenciar na hora da compra.
O Google vem expandido sua participação em diversos segmentos do mercado de buscas na internet, tanto ao criar novas ferramentas quanto ao incorporar empresas já existentes ao seu leque de opções.