Para o vestibular 2012 que irá selecionar os novos estudantes da Universidade de São Paulo, a Fuvest, responsável pela aplicação do concurso, registrou um aumento de 30% no total de candidatos matriculados na rede de ensino público. Já perspectiva mais ampla, a procura pelo exame aumentou 10,4% eu relação a edição do ano passado.
Ao todo, 49.104 candidato que irão participar da vestibular da Fuvest estudaram os três ano do ensino médio em alguma escola da rede municipal, estadual ou federal de ensino. O numero equivale a 33,4% do total de inscritos, que é de 146.885. Em 2010, foram 37.725 candidatos da rede pública.
Já a participação dos alunos que estão matriculados ou concluíram o ensino na rede de ensino particular reduziu 4%, embora continuem sendo a maioria no processo. Ao todo, são 89.752 candidatos que estudaram um dos anos ou todo as series do ensono médios nas escolas particulares. No ano passado, foram 87.407 inscritos.
Os dados da Fuvest ainda indicam a maioria dos candidatos são mulheres, ficando 12% acima da média anual. Nesta edição, 65.714 são candidatos, 8,3% a mais do que na ultima prova.
O vestibular da Fuvest começa entre os dias 9 e 14 de outubro para os candidatos aos curso de musica e artes visuais que devem realizar a prova de habilidades específicas. No dia 21 de novembro, a Fundação irá publicar os locais aonde acontece a primeira fase do processo, agendada para o dia 27 do mesmo mês.
Os candidatos convocados a segunda fase, devem comparecer aos locais indicados entre os dias 9 e 10 de janeiro. De 11 a 13 serão feitas provas de habilidades específicas para os outros cursos. A lista de aprovados será anunciada no dia 4 de fevereiro, com as matrículas nos dias 8 e 9 seguintes.