Um estudo concluído após a aplicação da Prova ABC (Avaliação Brasileira do Final do Ciclo de Alfabetização), que foi aplicada em crianças que estão no 3° ano do ensino fundamental revelou que 56,1% dos estudantes aprenderam que o que era esperado no quesito leitura para crianças que estão neste nível escolar e apenas 42,8% na disciplina de matemática. A pesquisa ainda apontou que existe uma grande variação de aprendizagem dos alunos nas diferentes regiões do Brasil e também entre as escolas públicas e as particulares.
A Prova ABC foi aplicada no 1° semestre deste ano para mais de 6 mil alunos de escolas municipais, estaduais e particulares de todas as capitais brasileiras. Os resultados da pesquisa foram apresentados na escala do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), de 175 pontos.
Quanto o estudante consegue atingir essa meta sabe-se que ele já consegue durante a leitura identificar temas de uma narrativa, localizar informações no texto, identificar as características dos personagens e percebem ainda às relações entre os participantes da história. Em matemática eles já devem dominar cálculos de adição, subtração e são capazes de resolver problemas que envolvem notas e moedas.
Pela pesquisa os alunos atingiram 185,8 pontos na escala Saeb em leitura, mas o que se percebeu é a discrepância existente no rendimento entre escolas particulares e públicas, as privadas atingiram 78% dentro das expectativas e as públicas apenas 48%. Já em matemática a pontuação foi de 171,1 pontos, que é abaixo do esperado. O índice na região Norte foi 28,3% a pior em matemática.