A filha de Renato Aragão, Lívian Aragão, foi a primeira a se manifestar contra a campanha do banho do balde de água fria, lembrando que muitos famosos estão usando a campanha para se promover, justificando a grande adesão para a campanha. A jovem divulgou na última quarta-feira imagem em seu Instagran com uma montagem onde mostra os americanos jogando água gelada na própria cabeça e do outro lado uma criança negra africana bebendo água em um pequeno recipiente.
Agora foi a vez da apresentadora Xuxa se manifestar sobre o assunto, através das rede sociais, criticando aqueles que aderiram à campanha apenas para conseguir divulgar a própria imagem. Através do Facebook, Xuxa respondeu aqueles que estavam questionando por que ela ainda não tomou o banho gelado. A apresentadora explicou que está apoiando a campanha por meio de doações para instituições que pesquisa a esclerose lateral amiotrófica (ELA).
Xuxa explicou que está incomodada com o desafio, propondo outro desafio. A Rainha dos Baixinhos pede que todos que estão cobrando sua a adesão, que façam uma doação, em que seja uma merreca, para quem sofre com ELA, uma doença degenerativa e sem cura. Xuxa disse que os pacientes precisam de apoio e declarou que é preciso incentivar o setor científico a pesquisar formas de combate a doença. A loira teve contato próximo com uma vítima da doença, pois o pai de Sasha, Luciano Szafir, tem uma irmã, Alexandra, que tem a doença.
A campanha surgiu a poucas semanas nos Estados Unidos, quando o criador do Facebook, Mark Zuckerberg, proposto que os famosos tomassem um banho de água gelada e fizessem doações para a ONG ALS Association, que pesquisa sobre a doença. Após cumprir o desafio, a pessoa que aderisse a campanha teria que desafiar mais três amigos.
Estrangeiros e brasileiros entraram na onda. Cantores, atores, chefões do setor de tecnologia e jogadores de futebol apareceram despejando o balde de água fria na cabeça. Entre os brasileiros estão Neymar, Ivete Sangalo, Gisele Bündechen, Luciano Huck e Angelica, Carolina Dieckmann e Ana Maria Braga. Nos Estados Unidos a campanha já serviu para arrecadar R$ 71 milhões de reais para os fundos de pesquisa. No Brasil ouve aumento nas doações, mas elas não chegam a R$ 75 mil até o momento.