Apesar da punição imposta ao atacante uruguaio Luis Suárez, pela mordida no zagueiro Giorgio Chielini, da Seleção Italiana, a Fifa liberou o atleta para fazer exames médicos em caso de negociação com outro clube.
Atualmente no Liverpool, da Inglaterra, o jogador está na mira do Barcelona, da Espanha, para a temporada 2014/15.
Quem ‘liberou’ Suárez para realizar exames foi o chefe do Comitê Disciplinar da Fifa, Cláudio Sulser, que ressaltou que a punição de quatro meses sem poder jogar, não tem vínculo com os direitos de transferência, em entrevista publicada pela agência AP. Além disso, o atacante da Seleção Uruguaia está proibido de entrar em estádios e de atuar profissionalmente durante esse período.
Na última quarta-feira (2), dirigentes ligados ao Liverpool e ao Barcelona fizeram uma reunião em Londres e o clube culé fez uma oferta de 70 milhões de libras (cerca de R$ 267 milhões). Entretanto, os ingleses recusaram a proposta e desejam receber o valor da multa rescisória para liberar o atleta, de 80 milhões de libras (aproximadamente R$ 305 milhões).
De acordo com o jornal inglês The Guardian, representantes de Liverpool e Barcelona devem voltar a se reunir nos próximos dias. Os Reds teriam gostado do início das conversas, mas ainda não fecharam o acordo, já que o Barça ainda não chegou ao valor da multa.
Luis Suárez foi o maior goleador da Premier League na temporada 2013/14
Vice-campeão da Premier League pelo Liverpool, Luis Suárez foi o artilheiro do campeonato na temporada 2013/14, com 31 gols marcados, dez acima de seu companheiro de equipe, o inglês Daniel Sturridge. Os Reds terminaram a competição com 84 pontos, dois a menos do que o campeão Manchester City.
Pela Seleção Uruguaia na Copa do Mundo de 2014, Suárez marcou os dois gols na vitória da Celeste sobre a Inglaterra, por 2 a 1, no dia 19 de junho, na Arena Corinthians, em São Paulo.