O 2º Estado Global do Neoconsumidor, elaborado pela GS&MD – Gouvêa Souza, informou nesta quinta-feira (18) que o Brasil é o país com maior numero de consumidores digitais no mundo. O estudo indica que 96% dos internautas brasileiros já fizeram a compra de algum produto através da internet.
Já a média mundial aponta que 90% dos internautas fazem compras pela rede. Em 2009, o Brasil já estava na primeira posição do ranking. Na época, era indicado que 92% dos brasileiros realizaram alguma ação de compra pela internet. A média mundial era de 88%.
O estudo ainda aponta que os consumidores estão cada vez mais seguros e estimulados para realizarem a compra de produtos através do e-commerce. Para 2011, a pesquisa indica que 71% dos usuários da rede consideram a internet um ambiente para adquirir produtos. Na última pesquisa, o índice era de 64%. “Aos poucos, os internautas mais céticos estão vencendo as barreiras e preconceitos e experimentando o consumo online”, explica o Luiz Góes, coordenador da equipe de pesquisa.
O coordenador ainda comentou como são as relações de compra. “De 2009 para cá, caíram significativamente os índices referentes às razões para não comprar online”, diz Góes. De acordo com a pesquisa, 37% valoriza as relações de contato pessoal diretamente com o vendedor. Já 41% ainda possuem algum receio e evita passar qualquer tipo de informação pessoal e o mesmo valor tem medo de realizar o pagamento e acabar não recebendo a compra.