Nos primeiros cinco meses deste ano a vendas de automóveis leves e de passeio sofreram queda de 5.2%, com isso as montadoras acionaram seu departamento de vendas diretas, que são responsáveis pela negociação de veículos para empresas, essa foi a maneira encontrada pelas fabricantes de automóveis para reduzir o número de veículos em estoque e também para minimizarem os efeitos da queda de vendas no mercado.
Segundo informações da Federação Nacional de Distribuidoras de Veículos, o mercado de vendas de veículos para empresas está indo em direção contrária ao mercado de vendas para pessoas físicas, os números relativos a aquisição de automóveis por empresas apresentou um crescimento de 2% no período que compreende os cinco primeiros meses de 2014.
A comercialização de automóveis para empresas, embora minimizem os reflexos da queda de venda de automóveis para pessoa física, para as empresas montadoras não é um bom negócio, já que embora as empresas façam aquisições de vários veículos em um único lote, é necessário que as fabricantes forneçam bons descontos para concretizar as vendas.
Uma grande contribuição para as altas registradas no mercado de vendas diretas é o fato de que o atendimento a essas empresas pode ser priorizado devido à baixa nas vendas para pessoas físicas, com isso as entregas de veículos já negociados é realizada de maneira mais rápida.
Dados dão conta que no mês de abril o veículo utilitário Fiat Strada ultrapassou o número de vendas do veículo Gol da montadora Volkswagen, o utilitário da Fiat ficou com a liderança do mercado e obteve 13.017 mil veículos comercializados, sendo desse total 73.5% destinados a frotas de empresas.
Um outro aspecto em vendas diretas que não traz muitas vantagens é o fato de que as comissões reduzem, já que as vendas de frotas são realizadas diretamente com as fabricantes, com isso a rentabilidade para as concessionárias de veículos se torna menor, outro fator importante é o fato de que no fechamento dos negócios os acessórios para o veículo, que são comercializados pelas concessionárias, não são vendidos, assim como os planos para revisão dos automóveis que são o que movimentam as oficinas autorizadas, já que as empresas que possuem grande número de veículos tem suas próprias centrais para manutenção de suas frotas.