Uma grande empresa fabricante de produtos para estética e saúde fez uma parceria com as 12 cidades que sediarão os jogos da Copa do Mundo para promover a doação de sangue, já que em época de eventos como este ocorre uma vasta diminuição no número de doadores de sangue, número esse que normalmente já é muito abaixo do recomendado para todo o país.
Pesquisas revelam que o número de doadores deveria ser de 3.5% mas a realidade no Brasil é outra e apenas 1.9% da população faz doação de sangue, exatamente por esse motivo houve a intenção de realizar essa campanha que conta com a participação de Eduardo Srur, que foi quem criou e fez as artes visuais.
A campanha espalhou pelas cidades enormes bolsas de sangue fictícias para que as pessoas pudessem ver e se conscientizar da importância de doar sangue, outro fator que contribuirá e muito para o aumento nas doações é o fato de um ônibus totalmente preparado para atender aos doadores ficar circulando nas cidades para que assim possa se atingir um número maior de pessoas, o ônibus foi intitulado de “ônibus carinho” e deverá percorrer as cidades participantes.
Campanhas para doação de sangue já são realizadas em emissoras de rádio e televisão com a participação de artistas, onde os mesmos fazem referência a importância da prática e o quanto isso pode ajudar a salvar vidas.
A expectativa dessa campanha é conseguir 20 mil doadores, com todas essas doações até 80 mil pessoas podem ser salvas, essa ação deverá ocorrer nas 12 cidades que sediarão os jogos da Copa até o dia 24 do mês de Maio, a pessoa que se prontificar em doar sangue recebe um coração feito de vinil que auxilia a bombear o sangue enquanto a doação é realizada.