Uma grande montadora de automóveis anunciou recall de veículos no primeiro trimestre deste ano no Brasil: a Toyota. Os recalls ocorreram por conta de defeitos de fabricação, e vão custar milhões à montadora.
Nesta sexta-feira, a Toyota anunciou o recall de mais de 94 mil veículos no Brasil, entre os modelos SW4, RAV4 e Hilux. Deste modo, a empresa confirma que irá participar do recall global de mais de 6 milhões de veículos, que fora anunciado no início desta semana e “manchou” o nome da montadora, que é conhecida por fabricar automóveis de qualidade.
No Brasil, os modelos chamados foram os seguintes: Hilux e SW4 produzidos entre junho de 2005 e janeiro de 2011; e os automóveis modelo RAV4 fabricados entre agosto de 2005 e março de 2010. Do total de carros que entraram no recall, 67.498 unidades são da picape Hilux, enquanto 5.153 unidades são do RAV 4 e outras 22.341 unidades pertencem ao modelo SW4.
O recall mundial de 3 milhões e 390 mil veículos Toyota é o maior da história da companhia.
Motivo
O motivo do recall da Toyota é a identificação do funcionamento inadequado do sistema de airbag do lado do motorista. O defeito pode fazer com que o sistema não acione, aumentando o risco de ferimentos graves em caso de acidente. A falha foi detectada no componente (conjunto do cabo espiral) de conexão entre o módulo do comando do sistema de airbag e a bolsa do airbag.
Segundo informações da Toyota, se a luz de advertência do airbag do painel do automóvel acender espontaneamente com o veículo em movimento, e ficar acesa por mais de 6 segundos após a partida do veículo, o consumidor deverá submeter seu veículo à inspeção de umam concessionária autorizada da Toyota, onde será executado o reparo.
Além do problema com o airbag, que afetou os carros vendidos no Brasil, a Toyota também precisou fazer recall de veículos em outros lugares do mundo por conta de problemas como falhas na direção, banco do motorista e motor de arranque.
Sobre o recall
O recall dos automóveis será feito em duas etapas. A primeira, mais imediata, substituirá o conjunto do cabo espiral do sistema do airbag dos automóveis em que o cabo flexível se romper, e a luz de advertência permanecer acesa. O reparo, neste caso, tem a duração média de uma hora.
Já a segunda etapa vai acontecer a partir do dia 1 de julho de 2014, quando será feita a inspeção dos veículos chamados para o recall, e se necessário haverá a substituição do conjunto em todos os veículos envolvidos na campanha.
Contato
Quem possui um automóvel nos modelos e anos de fabricação chamados pela Toyota, precisam entrar em contato com as concessionárias autorizadas. A empresa disponibiliza também um telefone em que o consumidor poderá falar diretamente com o atendimento da empresa, o 0800 703 02 06. O site da Toyota é o www.toyota.com.br, onde o consumidor encontra outras informações sobre o recall e sobre os produtos.