Nesta sexta-feira (21), o Twitter celebra seu oitavo aniversário, e os números atingidos pelo serviço o qualificam como uma ótima opção para os negócios. São mais de 241 milhões de usuários ativos no site, que geram aproximadamente 500 milhões de tweets diários.
O Brasil está entre os cinco países com maior número de usuários e faturamento, porém a diretoria do Facebook no Brasil não divulga números oficiais de usuários, acessos e tweets por questões comerciais estratégicas. Por aqui, o escritório da empresa conta com funcionários nos escritórios de São Paulo e Rio de Janeiro.
A preferência dos brasileiros ao acessar o Twitter, em geral, é por dispositivos móveis, o que também serve pra delimitar as estratégias de expansão do microblog no país, e também para que as empresas planejem a melhor abordagem para atrair mais olhares, acessos e retweetadas.
No lado mais empresarial do serviço, o uso do Twitter por gigantes empresariais que querem direcionar suas estratégias de publicidade a fatias específicas de público, ou redes da grande mídia, como canais de televisão e rádios, que usam a rede social como forma de interação com a audiência, já são bastantes comuns, e estão inseridas no cotidiano das pessoas.
Opiniões e utilidade pública
Toda essa expansão, que por algum tempo pareceu estar sendo sufocada pelo crescimento bombástico do Facebook, mas demonstrou ser constante por não ter desaparecido no período, reflete diretamente nos números brasileiros. A média de tweets e retweets gerados por usuários brasileiros é maior que a de outros países.
Entre os focos, estão notícias e comentários sobre programação de TV, esportes, política e notícias sobre famosos. A utilidade pública, como avisos sobre situações de risco no trânsito e compartilhamento de informações sobre preços de combustíveis e promoções em mercados e lojas também aparecem como destaque entre os temas que são publicados diariamente no microblog.