Entre tantos métodos e formas de emagrecimento, uma técnica criada recentemente tem caído no gosto de quem tem dificuldade para emagrecer, e ela se dá por meio da inserção de um balão intragástrico imaginário. Apesar de não ser um procedimento cirúrgico como os outros, tem acompanhamento de uma equipe médica, sala cirúrgica e até mesmo, monitoramento cardíaco, a grande curiosidade deste tratamento, é que na realidade, isso tudo faz parte do imaginário do paciente, o fazendo imaginar que realmente está fazendo uma cirurgia, entretanto, é uma técnica feita apenas por psicólogos e isso envolve a hipnose e terapia cognitivo-comportamental.
De acordo com o psicólogo Benomy Silberfarb faz uso destes procedimentos desde 1997 e diz que já fez este tipo de “operação” em mais de 2 mil pacientes, este método foi desenvolvido na espanha e trazido para o Brasil afim de tratar de pessoas que sofrem com compulsividade alimentar, fazendo-as passar por um processo terapêutico com 10 sessões. Além do psicológico, para que o procedimento tenha eficácia, é preciso que o paciente também faça um acompanhamento com nutricionista e também faça atividades físicas.
Procedimentos
O primeiro passo é identificar na sessão de terapia quais são os motivos que levam o paciente a ter tanta dificuldade para emagrecer, só após esse período, entre a quinta e sexta sessão que a ‘cirurgia’ é feita. Segundo o psicólogo, primeiro o paciente deve entrar em um transe de hipnose e depois passa por um relaxamento profundo, então o terapeuta começa a idealizar na cabeça do paciente, que ele está sendo levado a uma sala de cirurgia e lá se encontra com o cirurgião e a equipe responsável. Com isso, na imaginação do paciente, ele receberá uma anestesia e irá colocar um balão dentro de seu estomago através de uma incisão, e por fim, convence o paciente de que ele já não precisa mais comer em grandes quantidades, porque já está saciado com pouco. Ainda há sons de fundo que ajudam na hora do processo cirurgico. A técnica é eficaz em 75% dos pacientes.