O Facebook completa nesta terça-feira, 4 de fevereiro, dez aos de existência. Hoje, a rede social é, de longe, a maior do mundo, com cerca de 1,2 bilhão de usuários. Nem mesmo seu fundador mais conhecido, Mark Zuckerberg, imaginaria que a página fosse chegar a este tamanho. O site, quando foi criado – e ainda se chamava The Facebook -, era restrito aos alunos da Universidade de Harvard, onde estudavam Mark Zuckerberg, Eduardo Saverin, Chris Hughes e Dustin Moskovitz.
Primeiros anos
Um ano após sua criação, o Facebook chegou a outras universidades norte-americanas. Nesta época, o número de usuário chegou a 5,5 milhões. A abertura da rede social para qualquer usuário (desde que maior de 13 anos) aconteceu em 2006, o que fez com que a página mudasse bastante, ficando mais próxima daquela que conhecemos hoje. O feed de publicações, que permite que os usuários vejam tudo o que está sendo publicado por seus amigos, foi criado neste ano.
Com a abertura do cadastro, o Facebook cresceu de maneira impressionante. Em 2007, mais de 50 milhões de pessoas estavam na rede social. Nesta época, a Microsoft adquiriu 1,6% de participação no site.
Aplicativos
Foi em 2007 que o Facebook começou a permitir a integração de aplicativos, aumentando os níveis de interação na rede social. A partir daí, surgiram verdadeiros clássicos na rede social, como Mafia Wars e Farmville. Em 2008, o Facebook conseguiu ultrapassar o Myspace, se tornando a maior rede social do mundo, na época com 100 milhões de usuários. No mesmo ano, o Facebook recebeu uma versão em português brasileiro.
O ano de 2009 foi o primeiro que trouxe lucro ao Facebook. Neste período foi lançada a opção “curtir”, que hoje é, de longe, a mais utilizada na rede social. Em 2010, foi alcançada a marca de 500 milhões de usuários, com cerca de 20% deles utilizando a rede social através de dispositivos móveis. A página ganhou um design mais limpo, pois o excesso de opções na tela inicial era uma reclamação constante dos usuários. Em 2010 foi lançado também o filme “A Rede Social”, que ajudou a transformar de vez Mark Zuckerberg em uma celebridade.
História recente
Em 2011 o Google tentou frear o sucesso do Facebook, lançando o Google+, que poderia ser um concorrente da rede social de Zuckerberg. Contudo, a rede do Google foi incapaz de afetar o sucesso do Facebook. Em novembro de 2011, o Facebook tinha 845 milhões de usuários.
A marca de um bilhão de usuários foi finalmente alcançada em outubro de 2012. Neste período, a renda do Facebook aumentou consideravelmente devido aos anúncios na timeline, conhecidos como “Histórias Patrocinadas”. Apesar do lucro, a rede social recebeu uma série de críticas, e já anunciou que as Histórias Patrocinadas deixarão o site em breve. Em 2013, pela primeira vez, o número de acessos móveis à rede social superou o número de acessos pelo computador. Atualmente, o principal foco do Facebook são os aplicativos: a novidade mais recente é o Pages, que permite leitura e compartilhamento de notícias na rede social.