O último disco da cantora pop Beyoncé, que leva apenas seu nome no título, conseguiu garantir o primeiro lugar no topo do ranking da Billboard 200 nos Estados Unidos pela terceira semana consecutiva. Ela já registrou mais de 310 mil cópias vendidas durante a semana do natal, conforme dados divulgados pela Nielsen SoundScan nesta última quinta feira, dia 2 de janeiro.
Desde o dia em que foi lançado, contabilizando pouco mais de duas semanas, o quinto álbum solo da popstar já conseguiu registrar a venda de 1,3 milhão de cópias em todo os Estados Unidos. O lançamento aconteceu de forma inesperada, pegando fãs e críticos totalmente de surpresa no último da 13 de dezembro, contando ainda a divulgação até de vídeo clipes já gravados com os novos sucessos.
Beyoncé é o primeiro disco a conseguir manter o primeiro lugar no ranking da Billboard por três semanas consecutivas desde o lançamento do The 20/20 Experience, em abril, de Justin Timberlake. A informação é da própria Billboard. Este é o primeiro álbum de Beyoncé lançado desde 2011, contando com um lançamento exclusivamente pela loja digital iTunes, numa parceira com a Apple. A disponibilidade para outras revendas aconteceu apenas às vésperas do natal.
Enquanto isso, a banda britânico irlandesa One Direction conseguiu subir uma posição, chegando ao segundo lugar com o álbum Midnight Memories, que conseguiu alcançar a marca de 142 mil cópias vendidas na semana. Em terceiro lugar ficou o rapper Eminem, que estava antes na sexta posição, com seu nove trabalho Marshall Mathers LP 2, registrando a venda de mais de 120 mil cópias do disco nos Estados Unidos.
O novo disco de Beyoncé, apesar do sucesso nas vendas, foi pirateado ao menos 240 mil vezes somente durante os cinco primeiros dias após seu lançamento, conforme dados da empresa que analisa dados da indústria musical, a Musicmetric. Se cada uma dessas cópias tivesse sido adquirida da forma legal, por US$ 15,99, o valor arrecadado ultrapassaria US$ 3,6 milhões. Ainda não é possível medir se estas pessoas comprariam o álbum se não o encontrassem para baixar de forma gratuita. Somente nos dez primeiros dias no mercado, o álbum Beyoncé chegou a vender 991 mil cópias pela internet, através do iTunes.