A clássica queima de fogos de artifício assinala a vinda do ano novo em quase todo o planeta. Muitas pessoas optam ficar em seu domicílio e fazer a conveniente queima de fogos e para fugir de acidentes, o Corpo de Bombeiros avisa que a precaução na elaboração dos foguetes é essencial para impedir sustos.
Os incidentes ocorrem, sobretudo quando os fogos são manejados por indivíduos que tomaram bebida alcoólica. Normalmente as instruções de uso estão inseridas na embalagem do artigo e as pessoas alcoolizadas não seguem o passo a passo.
Os bombeiros avisam que os acidentes com fogos de artifício não ocasionam somente queimaduras, como também amputação dos dedos, das mãos e ferimentos na face. Na ocasião de algum acidente, a recomendação é ligar prontamente o Corpo de Bombeiros pelo meio do número de urgência 193.
Para coibir acontecimentos que acabam com a festa da virada do ano, alguns cuidados básicos são indicados pelo Corpo de Bombeiros, como por exemplo, não lançar os fogos em recintos fechados ou perto da rede elétrica; não direcionar diretamente para alguém; em hipótese nenhuma manejá-lo após beber; não deixar crianças próximas, manter uma distância para explodir os fogos entre outros.