Depois da impiedosa goleada sofrida para o Liverpool no último domingo (15), por 5 a 0, no White Hart Lane, em Londres, a diretoria do Tottenham demitiu o técnico português André Villas-Boas. A decisão foi oficializada através do site oficial dos Spurs, e foi tomada de maneira consensual depois dos altos e baixos do treinador na temporada 2013/14.
Antes de chegar ao Tottenham em 2012, Villas-Boas já havia trabalhado no Acadêmica e no Porto, de Portugal. No futebol inglês, também havia dirigido o Chelsea. Seu melhor momento na carreira foi nos Dragões, quando foi campeão português e da Liga Europa, na temporada 2010/11.
No comando do Tottenham, Villas-Boas acumulou 55,7% de aproveitamento dos pontos, o que é o melhor percentual desde 1899 no clube, de acordo com dados da imprensa inglesa. Mesmo assim, a diretoria dos Spurs esperavam um melhor rendimento do time na atual temporada, com os reforços que vieram após a venda do meio-campista galês Gareth Bale, para o Real Madrid, da Espanha.
Durante o jogo com o Liverpool, o Tottenham sofreu principalmente após a expulsão do volante brasileiro Paulinho, após forte entrada no atacante uruguaio Luis Suárez, quando o jogo ainda estava 2 a 0, aos 17 minutos da etapa complementar. Com mais espaços, o time de Anfield fez mais três gols.
Tottenham está em posição intermediária, mas ainda busca vaga na Liga dos Campeões
O Tottenham ocupa apenas a sétima colocação no Campeonato Inglês com 27 pontos ganhos, em 16 partidas disputadas. A diferença para o Manchester City, primeiro time dentro da zona de classificação para a Liga dos Campeões da Europa, é de cinco pontos. Em relação ao líder Arsenal, a diferença aumenta para oito pontos. Pela próxima rodada, os Spurs vão enfrentar o Southampton, fora de casa, em jogo válido pela 17ª rodada da Premier League.