O evento chamado de Black Friday originalmente acontece nos EUA após o feriado de ação de graças e conta com grandes descontos para compras no varejo. A versão tupiniquim do acontecimento ocorre em novembro e ano passado causou uma enxurrada de reclamações de consumidores brasileiros que recorreram ao site Reclame Aqui e ao Procon de suas cidades, alegando que os produtos vendidos não tinham desconto algum, era apenas uma estratégia mal sucedida de marketing que acabou trazendo prejuízo a muitos brasileiros. A repercussão foi tão negativa que ganhou as redes sociais com o nome de Black Fraude.
Tentando voltar à confiança dos consumidores brasileiros, neste ano o projetor do evento no país e CEO da Busca Descontos, Pedro Eugênio disse que designaram um filtro para restringir desfalques. O sistema, de acordo com Eugênio, checará a média histórica das cotações dos artigos em oferta nas lojas com as importâncias divulgadas no dia do caso. Se existir desconexões, a promoção será vetada rapidamente.
A sugestão dos organizadores do evento é a de que se o cliente observar alguma anormalidade, a direção é questionar inicialmente ao comerciário. Se a ocorrência não for sanada, busque ajuda no Procon ou site Reclame Aqui.
Em 2012, de acordo com Eugênio as lojas simplesmente aproveitaram a data e impuseram as promoções que desejaram, sem ao menos segundo o organizador do evento, examinar a direção oficial do mesmo. Para lojas que adotam desta prática o melhor a fazer e evitar comprar para evitar prejuízos.
A anexa montagem do evento exporá mais 120 lojas de comércio eletrônico, apenas os itens escolhidos estarão nas ofertas e para se certificar de que a empresa faz parte do evento nacional de foram correta, deve-se observar o selo do Black Frid. O evento acontecerá no Brasil dia 29 de novembro.