Muitas empresas transnacionais tem enxergado no mercado brasileiro a possibilidade de expansão, parece ter até se tornado uma máxima, principalmente no que se trata de redes sociais. Empresas que cuidam do Twitter e Mobli foram empresas que recentemente reforçaram a ideia de ter planos aqui.
Não foi diferente com a empresa norte-americana, SurveyMonkey, que é especialista em executar questionários via online, que a cada dia enxerga mais resultados significantes e tem apostado no mercado brasileiro. A SurveyMonkey sem propaganda alguma, obteve um crescimento gigantesco, de 65% em um ano.
Para Rodolfo Ohl, diretor de operações na empresa no Brasil está positiva com esta alta tendência e aponta que os serviços têm também características de redes sociais, e o brasileiro é sociável naturalmente, assim como os questionários que a SurveyMonkey cria e necessita de resultados com a participação de um público e segundo Ohl, esta é um tipo de diálogo.
A SurveyMonkey foi criada em 1999, recentemente houve um investimento de 800 milhões de dólares na empresa, quando a Google e o Tiger Global se tornaram sócios dela. Esta empresaé muito popular entre estudantes, principalmente os universitários e também em especialistas em Recursos Humanos (RH), entre elas as consultorias.
Hoje, o SurveyMonkey atua mais de 190 países e aqui conta com 300 mil, que representa uma taxa de 2% no total global de 15 milhões de usuários. O Brasil era o 10º no ranking em 2011 e já em 2013 está ocupando a 6ª colocação.
De acordo com o diretor, o Brasil será o país que dará ao SurveyMonkey o startup e o Estado do Rio de Janeiro será uma das primeiras apostas, mesmo que o Rio não se torne o artista principal neste salto da empresa. Ele acrescenta que junto ao Rio de Janeiro estão o que ele chama de hubs interligados, realizados entre os Estados de Florianópolis, São Paulo e Recife, aponta.