Emails de spam ou virais chegam diariamente em todos os endereços eletrônicos. Por mais moderno e atualizado que seja o antivírus alguma destas mensagens sempre acabam burlando a segurança e indo parar na caixa de entrada do serviço com chamadas cada vez mais atrativas para aguçar o interesse do receptor em abri-la.
Os emails são hoje o principal alvo dos cibercriminosos para aplicar golpes na web. Para que os usuários estejam atentos a este tipo de correspondência enganosa é necessário ficar atendo a algumas características que geralmente são padrões praticados pelos hackers. Mensagens de contatos desconhecidos, cobranças, erros de escrita, ausência de contatos e maiores informações podem sinalizar que se trata de uma mensagem falsa.
Antes de buscar meios mais eficazes de segurança para seu computador esteja atendo a algumas dicas que garantem a segurança de informações e integridade de seu dispositivo de acesso informático.
A presença de programas de segurança nos dispositivos é indispensável, pois estando atualizado e ativo permite uma navegação mais confiável emitindo avisos sobre sites ou arquivos duvidosos, filtrando e bloqueando informações duvidosas que chegam até sua máquina.
Não baixe programas ou abra anexos de e-mails duvidosos, independente de quem o esteja enviando, pois mesmo mensagens que chegam de remetentes conhecidos não estão livres de vírus. O recomendado é que em casos de duvida sempre seja feito contato com o amigo que fez o suposto envio da mensagem para garantir sua veracidade.
Entenda o que são vírus
Vírus em informática são softwares que infectam os dispositivos, gerando cópias de si mesmo para tentar se espalhar por outros computadores através de diversos meios. A contaminação em sua grande maioria se dá pela execução de arquivos infectados geralmente recebidos como anexos ou link de emails. Pen-drives, CDs, Sistema Operacional desatualizado e outros dispositivos também podem servir de porta de entrada de infestações nas máquinas.