Poucos dias após se livrar de uma pena mais dura, por conta de um teste positivo no antidoping, César Cielo faturou na manhã de segunda-feira (25) a medalha de ouro na prova dos 50 metros nado borboleta, no Mundia de Esportes Aquáticos, que acontece em Xangai, na China.
Bastante emocionado, o nadador brasileiro não escondeu as lágrimas, ainda na piscina, logo após o resultado. Ao subir ao pódio, na cerimônia de premiação, Cielo voltou a se emocionar. Os 50m borboleta não é a especialidade do brasileiro, que superou os australianos Matthew Targett e Geoff Huegill.
Cielo, juntamente com Nicholas Santos e Henrique Barbosa receberam penas leves da Corte Arbitral do Esporte (CAS), após serem flagrados no antidoping pelo uso de furosemida. Todos receberam advertências. A pensa foi imposta pela CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos), mas a Fina (Federação Internacional de Natação) descordou da decisão e pediu penas mais rigorosas, levando o caso para a CAS.
Foi o terceiro ouro de Cielo em Mundiais. Antes, o nadador havia faturado o primeiro lugar em Roma, 2009, nas provas de 50 e 100 metros nado livre. Cielo ainda irá brigar pelo ouro destas mesmas provas no Mundial de Xangai.